Clique na capa do livro para baixá-lo

 

Capa do livro Narrativas e Enigmas da Arte

Narrativas e enigmas da arte: fios da memória, frestas e arredores da ficção

A obra é composta por 32 textos que reverberaram a força indômita da linguagem, da arte da ficção, da experiência do narrar que nos tece humanos no tempo, da energia poética que enlaça a potência da razão aos rumores insistentes dos arcanos de nossa alma lúdica. O livro reúne artigos de pesquisadoras e pesquisadores que, a partir de suas investigações acadêmicas e de campo, trazem-nos reflexões sobre as obras de uma miríade de artistas: escritores, ilustradores, cineastas, editores, designers, pintores, quadrinistas, gamers, que trabalham a partir de um caldeirão de referências culturais extremamente variadas e, por vezes, levam-nos também para os caminhos da necessária teorização a partir da multiplicidade da experiência dos que fruem as obras. O convite para adentrar frestas, tatear e seguir fios da memória e caminhar com palavras pelos arredores da ficção foi respondido com brilhantismo e ousadia nessa obra que será, com certeza, ponto de partida para o desenvolvimento de novos grupos de pesquisa e possibilidade de encontros científicos para investigadores e professores espalhados pelo mundo.

Capa do livro Clarice

Clarice Lispector: os mistérios da estrela

Clarice Lispector apresenta, em suas obras, as cruezas da vida, transcendendo silêncios e conduzindo-nos no longo percurso pela aventura de ser humano, aprendendo a construir e desconstruir caminhos, na busca infindável do autoconhecimento. Não por acaso, incitam-nos diferentes enigmas que se espraiam na obra clariceana, aguçando potentes indagações. O desejo de analisar a forma de escritura de Clarice, para as organizadoras deste livro, torna-se uma das motivações mais expressivas no âmbito de investigações em vários campos de estudo, visando construir um espaço de intercâmbio e reflexões entre pesquisadores brasileiros envolvidos em estudos sobre Clarice. Este livro conta com artigos que foram inspirados em um encontro organizado pelo “Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens” que teve por tema “Clarice Lispector e os mistérios da estrela”, no qual diversos estudiosos e especialistas, além de registrarem suas pesquisas sobre obras da autora, também discutem pontos de vista acerca das obras cinematográficas realizadas a partir dos textos da grande escritora brasileira.

Capa livro Subcriação

A subcriação de mundos: estudos sobre a literatura de J. R. R. Tolkien

A subcriação de mundos – estudos sobre a literatura de J. R. R. Tolkien se propõe a apresentar ao nosso leitor, com os ensaios dispostos nesta edição, uma diversidade de perspectivas teóricas e de abordagens temáticas com as implicações suscitadas pela proposta de um curso de difusão ministrado na FFLCH-USP, em 2018. Uma publicação que ganha profundidade com o interesse e a participação de diversos entusiastas e pesquisadores que agregam reflexões importantes e contemporâneas acerca da vida e obra de John Ronald Reuel Tolkien. As ideias, aqui dispostas, alinham-se aos estudos das artes, da filosofia, ciência da religião, da literatura de recepção juvenil, dos estudos comparados de literatura, entre outros campos do saber. Trata-se, sem dúvida, de importante esforço investigativo e da promessa de continuidade de diálogos e reflexões.

Capa livro Fantástico

Fantástico e seus arredores: figurações do insólito

Este livro é a realização de um projeto do Grupo de Pesquisa (USP/ CNPQ) Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens, vinculado ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP), reunindo textos de vinte e cinco estudiosos que elegeram a literatura brasileira e seus possíveis diálogos com outras literaturas e outras artes como objeto de investigação. Os organizadores consideram a obra um importante esforço investigativo com a proposta de reflexão sobre os múltiplos caminhos que apontam para os debates da ficção contemporânea, em especial, àqueles para quem o inexplicável ainda fascina.

Capa Tecendo literatura

Tecendo literatura: entre vozes e olhares

Maria Zilda da Cunha apresenta essa obra "com a feição de um livro de ensaios teóricos sobre literatura", com textos e depoimentos de profissionais de diferentes áreas, os quais, de algum modo, prestam sua homenagem à Maria Lúcia Pimentel Góes pela comemoração de seus quarenta anos como escritora. Professora titular da Universidade de São Paulo e pesquisadora, a maior contribuição da autora reside em sua produção literária infantil e juvenil, totalizando mais de 150 títulos, muitos deles premiados. Esse e-book também é uma homenagem aos poetas, nesses nossos "tempos de barbárie", pois "poesia e pensamento são formas de interrogar o mundo, movimento de intelecção da relação homem, mundo, sociedade, palavras".​

Capa Imagens em migrações poéticas: miradas potenciais

Imagens em migrações poéticas: miradas potenciais

Imagens em migrações poéticas: miradas potenciais propõe um feixe de reflexões sobre a imagem, sem que se reserve qualquer pretensão em alcançar um patamar de concretude sobre seu conceito. Pois, como formula a autora Maria João Cantinho,” quanto mais nos aproximamos mais ela nos foge, como um animal selvagem e esquivo, indiferente ao nosso apelo. A sua bravia beleza fascina-nos. Mas são em vão os nossos esforços, restam-nos os traços, a enigmática presença que nos escapa”. Assim, neste momento singular de nossa história e a partir dessas considerações, foram convidados alguns pensadores, especialistas que lidam com o tema, no intuito de oferecer ao leitor uma multiplicidade de olhares, perspectivas e caminhos de reflexão que, em sua pulsante heterogeneidade, de algum modo convergem em ritmos interpretativos complementares que, no final, conformaram o presente volume, orgulhosamente coeso em sua indiscutível diversidade. A sequenciação dos textos ora apresentados segue uma lógica de enunciação que parte do mais geral rumo ao mais específico, tendo-se em conta as perspectivas analíticas eleitas pelos diversos autores.

Capa Linguagens verbovisuais e do design em urdiduras poéticas

Linguagens verbovisuais e do design em urdiduras poéticas

O conjunto de estudiosos que se debruçam sobre as relações imagem, verbo, livro, design, leitura, literatura, propicia importantes sinalizadores que nos orientam em trabalhos atuais e em linguagens por vir – mirando as promessas intensas dessa Literatura contemporânea que de alguma forma exige um olhar para o nosso leitor, cujo perfil perceptivo e cognitivo inova-se e nos surpreende. Sob a insígnia da instigante capa criada pela escritora e ilustradora Graça Lima e das imagens cedidas pela artista plástica Priscilla Ramos, que enfeixam os capítulos em seus respectivos eixos, oferecemos aos nossos leitores as reflexões aqui dispostas. Os estudos perfilados neste volume perscrutam relações entre diferentes linguagens, a imagem, o verbo e o híbrido papel estético que o design, como código específico, atribui a essa relação, nas atuais formas compositivas do livro de literatura para crianças e jovens, sugerindo potentes reflexões. À vista disso, Linguagens verbovisuais e do design em urdiduras poéticas organiza-se em três eixos, a saber: 1. leituras de livros ilustrados específicos a partir de rica variedade de abordagens e métodos, contendo contribuições de Aline Abreu, Graça Lima, André Ming e Laura Prado, Maria Zilda Cunha e Regina Ruiz, Marina Fiuza, Vera Bastazin, Tadeu Grazioli e Rodrigo Araújo; 2. Leituras de outras formas poéticas verbovisuais e do design ou de miscelâneas de textualidades desse tipo, empreendidas por Adriana Peliano, Aline Daka, Célia Belmiro, Marcos Vinícius Martins, Claudia Mendes, Maria Laura Spengler e Eliane Debus, Telma Borges e Natália Rocha; e 3. Reflexões críticas sobre as textualidades híbridas erigidas por Odilon Moraes, Ricardo Azevedo e Thaïs Botelho. Dado o flagrante elemento de originalidade e sagacidade nos complexos atos de ver-tocar-ler-sentir-pensar-refletir-expressar dos ilustres autores aqui presentes, acredita-se que a presente contribuição aos estudos das textualidades poéticas da ordem do hibridismo palavra-imagem-design cumpre seu papel de corroborar, dentro de suas coloridas e sensíveis possibilidades, com o papel estético, ético e social da crítica literária.

Capa Literatura infantojuvenil

Literatura infantojuvenil: saberes e fazeres literários

A produção literária contemporânea endereçada a crianças e jovens apresenta um volume bastante expressivo de obras que vêm sendo lançadas no mercado editorial. É fato que os diálogos entre os códigos e linguagens que migram para o livro destinado a crianças e jovens, em face das relações entre as várias artes e mídias, que entram em interação nesse cenário, instauram uma nova instância autoral: outros autores estarão implicados na obra, bem como ocorre, não raras vezes, a introdução de uma instância discursiva na sua materialidade. Nessa perspectiva, esta coletânea – Literatura infantojuvenil: saberes e fazeres literários – congrega trabalhos de pesquisadores em torno de questões que promovem variadas reflexões sobre textos teóricos e ficcionais, articulando teorias e práticas, bem como possíveis relações intertextuais e revisionistas travadas entre tempos e espaços. Assim também, fomenta diálogos entre linguagens, suportes, saberes, contemplando, como foco norteador, a literatura potencialmente destinada a crianças e jovens. Importa ressaltar que os textos aqui dispostos enfeixam hipóteses, vozes e promissoras discussões. Eles, seguramente, possibilitarão ao leitor reconhecer e ampliar a multiplicidade de conhecimentos inerentes à Literatura Infantil e Juvenil, área do saber que ganha projeção na contemporaneidade, mas cuja tessitura se faz de fios puxados de experiências e vivências humanas que atravessam o tempo, a história, a cultura, tramando-se nos meandros e labirintos da história. Ora em prosa, ora em cantos poéticos, ora em imagens, são esses os virtuais sentidos que poderão reverberar no imaginário das novas gerações, acumulando e disseminando saberes e produzindo fazeres literários.

Capa Literaturas De Recepção Infantil e Juvenil E Linguagens do Imaginário

Literaturas de recepção infantil e juvenil e linguagens do imaginários

O e-book Literaturas de recepção infantil e juvenil e linguagens do imaginário surgiu como um projeto de parceria e intercâmbio nacional entre os grupos de pesquisa   “Estudos do Insólito ficcional: do mito clássico à modernidade”, vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), “Arte, Cultura e Imaginário”, filiado à Universidade Santo Amaro (Unisa - São Paulo) e “Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens”, ligado à Universidade de São Paulo (USP).

A fim de compartilhar, fortalecer laços e divulgar pesquisas, a coletânea conta com textos inéditos de docentes de três universidades, trazendo contribuição relevante para os estudos de literatura de recepção infantil e juvenil, bem como para a formação de professores, favorecendo a circulação de ideias, de teorias e práticas educacionais.

O eixo norteador da publicação são os estudos de literatura de recepção infantil e juvenil articulados com uma linguagem que engendra a força do imaginário em suas variadas formas de expressão, englobando tanto os meios de produção de signos, quanto os conteúdos subjacentes, tais como o maravilhoso, o fantástico, a ficção científica, entre outros, que podem ser considerados "gêneros" ou modos do imaginário.  

O livro reúne, em sua diversidade de abordagens e perspectivas teórico-metodológicas, quinze ensaios, que discutem temas caros aos estudos literários voltados a crianças e jovens, como poesia, contos de fadas, prosa poética, adaptação, formação leitora, ilustração, projetos editoriais, novas textualidades, entre outros.

Capa As Obras Póstumas De J.R.R. Tolkien

As Obras Póstumas De J.R.R. Tolkien: uma homenagem a Christopher

O livro foi criado a partir de um curso sobre J. R. R. Tolkien na Universidade de São Paulo, pouco tempo depois do falecimento do filho e herdeiro do escritor, Christopher Tolkien. Decidiu-se que o tema do curso seria as obras póstumas editadas pelo herdeiro. Os organizadores consideram terem cumprido o propósito de contribuir para a consolidação da obra de Tolkien, autor de O senhor dos anéis e O hobbit, dentre outras obras consagradas. Espera-se que o leitor consiga perceber os artigos não apenas como uma valiosa contribuição acadêmica, mas também como um testemunho da amplitude intelectual de Tolkien, cuja obra congrega diversas disciplinas, mas, no entanto, revela novas e sinuosas trilhas que exigem dos estudiosos disposição e paciência inabaláveis. Nessa coletânea circunscrevem-se mitos e fortes signos da narrativa bíblica, apesar da assumida ficcionalidade, que evidenciam um caráter incomum da produção de Tolkien, dinamizada por singular poder imaginativo, trazendo-nos, segundo os organizadores, “travessos Elfos, com poderes mágicos e grande ligação com a potência da luz e das estrelas que reverenciam, estão a traçar caminhos que dimensionam, para a sua época, o destino de Tolkien, sua filosofia, sua estética e seu poder criador”.

Capa O Mal Na Narrativa Para Crianças E Jovens

O Mal Na Narrativa Para Crianças E Jovens: olhares da literatura e do ensino

 

Capa Texto E Tela

Texto e Tela: ensaio sobre literatura e cinema

Na apreciação das relações entre texto e filme, o mais comum é nos depararmos com reflexões que envolvem a problemática da adaptação cinematográfica de obras literárias. O livro é composto de uma série de ensaios ​que vão além dessa questão, ​apresentando​ uma perspectiva das relações entre o cinema e a literatura como uma rede de sentidos complexos, entrelaçados, ​na busca​ de novas poéticas, novos campos e possibilidades de análise​ para o tema​.

Capa Uma Narrativa Encantada

Uma Narrativa Encantada o gesto poético transformando o mundo

Esta publicação consiste em uma primeira homenagem à professora doutora Maria Zilda da Cunha, profissional que tem contribuído significativamente para a área da Literatura Infantil e Juvenil (somente na USP lá se vão mais de 15 anos). Em um prazeroso novelar e desnovelar, atravessa-se o potente universo das imagens em seus movimentos, cores, linhas, texturas, luzes e sombras. Universo semiótico tão apreciado por Maria Zilda em suas pesquisas e reflexões, também presente nesta homenagem. Seus amigos, parceiros acadêmicos, mestrandos, doutorandos, supervisionados de pós-doutorado, membros do grupo de pesquisa Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens a admiram e a reconhecem como uma profissional de excelência e, o essencial, um ser humano sensível e generoso, fadado a encantar e encantar-se pela pesquisa, pela literatura e outras artes, pela infância, pelo mítico, pelo visto, pela potência do vir a ser, pelas frestas e enigmas da vida. 

Veja também os e-books dos alunos da Graduação

Veja os trabalhos dos alunos de Graduação da turma 2022-103, integrantes da disciplina Literatura Infantil e Juvenil- Linguageens do Imaginário III, ministrada pela Profª Drª Maria Zilda. 

Clique aqui.