PRÓXIMOS EVENTOS: 

 

Cartaz evento "fronteiras do insólito"

____________________________________________________

Para conferir a programação completa clique aqui
Inscrições: 
https://celp.fflch.usp.br/jornada-de-estudos-insolitos-da-usp

___________________________________________________

Informações sobre o evento

 

  • O evento será transmitido pelo YouTube, a partir das 14h, pelo link: 

  https://www.youtube.com/live/qQeT-F1MkGg?feature=share

  • E presencialmente ocorrerá no prédio da Letras - FFLCH - USP 
    No período da manhã - sala 266
    No período da tarde - sala 107

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Últimos eventos: 

 

 VII ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA
“100/10: OS MUNDOS DA CRÍTICA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS”

Clique Aqui para ver as fotos do evento


Cartaz USP 1

   O Grupo de pesquisa produções literárias e culturais para crianças e jovens tem por objetivo constituir um espaço de reflexão, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em questões sobre a produção literária em geral e, nomeadamente, para crianças e jovens que colocam em pauta estudos de literatura em seu diálogo com o imaginário, empreendendo reflexão crítica sobre como a produção artística se acomoda, na realidade contemporânea. Contexto em que as artes estabelecem potentes diálogos entre si e com outras formas do saber, criando interfaces de linguagens, interrelação entre saberes, vínculos com materialidades diversas, e interações entre diferentes faces dos processos produtivos, os quais não se isolam, inclusive, dos dispositivos digitais que empreendem uma nova dimensão performativa. 

   A problemática referida reflete as mutações destes últimos dois séculos a ocorrer no campo da literatura e de seus interlocutores, portanto, não isola as noções que a cultura e a sociedade têm desenvolvido acerca das crianças e jovens como seres intelectuais e com papeis sociais. 

  Nesse sentido, entendemos que a literatura está a demandar investimento de pesquisas, leituras no âmbito da crítica literária, e, por conseguinte, reflexões que abarquem as relações dos leitores contemporâneos com essa face da produção da arte literária, incluindo espaços e mediações de leitura. 

   Pesquisas e ações que engendrem tais preocupações, seguramente, assumem desafios e responsabilidades. 

  Nelly Novaes Coelho é uma das figuras do cenário intelectual com forte ressonância nas ações de reflexão e crítica sobre a Literatura para crianças e jovens. Sua inegável contribuição reflete-se, de forma potente, no âmbito da docência, na produção de livros teóricos, de palestras, artigos. Convirá lembrar como sua leitura - atenta e analítica - constelou autores, bem como as inovações no campo editorial sobre a produção desse universo. Fundadora da Área de Literatura Infantil e Juvenil na Universidade de São Paulo, essa pesquisadora é reverenciada profundamente por este Grupo de Pesquisa, o qual, por suas ações de reflexão, crítica, produção e docência gesta ações para levar adiante o legado de nossa mestra.
 

O VII ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA “100/10: OS MUNDOS DA CRÍTICA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS” orbitará desta vez a figura de Nelly Novaes Coelho (1922-2017), em comemoração ao centenário de seu nascimento.
O título de nosso evento, desse modo, alude ao centenário de Nelly e ainda à comemoração dos dez (10) anos de publicação da revista científica do grupo de pesquisa - A Revista Literartes. 


O EVENTO CONSTARÁ DE TRÊS MOMENTOS:


1 - EXPOSIÇÃO REVISTA LITERARTES

  • Abertura presencial (sala 261 do prédio de Letras) às 15h: 16/11/2022
    Transmissão pelo YouTube: Acesse https://youtu.be/sF5N7Ewwp60
     
  • Exposição na Biblioteca Florestan Fernandes: 16/11/2022 a 02/12/2022

2 - CONFERÊNCIAS, MESAS-REDONDAS, MINICURSO E LANÇAMENTO DE LIVROS: 17/11/2022 e 18/11/2022

  • 17/11/2022 – Evento online a partir das 14h 
    Transmissão pelo Canal da FFLCH no YouTube: Acesse https://youtu.be/MKF5txPfS0g 
     
  • 18/11/2022 – Evento presencial a partir das 14h 
    Local: Casa de Cultura Japonesa da USP
    Transmissão pelo Canal da FFLCH no YouTube: Acesse https://youtu.be/WJw_bijohzA

3 - SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO – “PRÊMIO NELLY NOVAES COELHO”: 01/12/ 2022 – Transmissão pelo Canal da FFLCH no YouTube: Acesse https://youtu.be/4_Vy8BsY-fM

  • Evento presencial a partir das 19h
    Local: Casa de Cultura Japonesa da USP

Para ter acesso à programação completa clique aqui. 

O evento é gratuito e terá certificado



Cartaz Vera Góes


Vídeo do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens: 100 anos de Nelly Novaes Coelho e 10 anos de Literartes
Acesse: https://bit.ly/3fBFyGx


Vídeo de 10 anos da revista Literartes (FFLCH/USP)
Acesse: https://youtu.be/oKhEGqf82Mw


 

EVENTOS FINALIZADOS

 

VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA PRODUÇÕES LITERÁRIAS E CULTURAIS PARA CRIANÇAS E JOVENS tem por objetivo constituir um espaço de reflexão, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em questões sobre a produção literária em geral e, nomeadamente, para crianças e jovens que, além de visarem a discussões sobre a formação do leitor literário, colocam em pauta estudos de literatura em seu diálogo com o imaginário.

Busca-se empreender reflexão crítica sobre como a produção artística se acomoda na realidade contemporânea, em que as artes estabelecem potentes diálogos entre si e com outras formas do saber, criando interfaces de linguagens, inter-relação entre saberes, vínculos com materialidades diversas e interações entre diferentes faces dos processos produtivos, os quais não se isolam, inclusive, dos dispositivos digitais que empreendem uma nova dimensão performativa. Fato que engendra relações novas entre arte, criação e técnica, em que os artistas enfrentam não só desafios ao explorar os limites dos suportes e suas materialidades, bem como os dos processos interativos autorais de criação. Esse contexto tem demandado investimento crítico, e, inevitavelmente, abarca reflexões no âmbito dos estudos sobre imaginário e a noção de autor.

Convirá acrescentar o fato de que, se a problemática que envolve a noção de autor tem movido boa porção da teoria do literário do último século, reformulando o seu lugar e demonstrando como a noção de autor traz decisivas implicações nos conceitos de obra e em modelos de leitura, a notável ficcionalização da figura do autor, no interior da obra por ele realizada, vem trazendo questões novas aos processos construtivos da narrativa.

Em face dessas considerações, no âmbito do VI Encontro Internacional, apresentamos os seguintes eventos:

 

Evento 1

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

Evento 2

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO