O jogo das Máscaras no teatro e no cinema: entre a luz e as sombras
ORGANIZAÇÃO
Profª Drª Maria Zilda da Cunha (Universidade de São Paulo)
Drª Carolina Xavier de Oliveira Longatti (Universidade de São Paulo)
O livro convida pesquisadores e artistas a contribuírem com artigos inéditos que explorem as múltiplas dimensões das máscaras nas artes cênicas e no audiovisual. A obra busca reunir reflexões teóricas, análises críticas e relatos de processos criativos.
TEMÁTICAS ABORDADAS
- Máscaras no Teatro
- Função dramática e simbologia
- Dramaturgia das máscaras
- Uso em encenações tradicionais e contemporâneas
- Métodos de Atuação com Máscaras
- Técnicas de interpretação
- Treinamento corporal e pedagogia teatral
- Máscaras no Cinema
- Construção do personagem
- Relação entre máscara e linguagem cinematográfica
- Máscaras em Rituais
- Perspectivas antropológicas, históricas
- Performances em cerimônias
- Tópicos Adicionais
- Máscaras e identidade cultural
- Máscaras na performance urbana
- Tecnologia e máscaras digitais
ACESSE NORMAS PARA SUBMISSÃO AQUI
Envie o arquivo para cenateatral.usp@gmail.com
Publicações
- LIVROS INTANTIS COM TEMÁTICA DO FOLCLORE BRASILEIRO
Autor: Jeferson Santiago de França (integrante do grupo de estudos Cena Teatral)
Contra-capa escrita por Maria Zilda da Cunha
CLIQUE AQUI E ADQUIRA OS LIVROS
- OSWALDO DE ANDRADE E O TEATRO OFICINA: O REI DA VELA EM CENA (publicado na Revista Literartes)
Autora: Carolina Xavier de Oliveira Longatti (Doutoranda na área de Estudos Comparados de Literatura (USP) com pesquisa em teatro. É atriz e atua em diversas produções como atriz, diretora e produtora. Coordena o grupo de estudos "Cena Teatral")
LEIA NA ÍNTEGRA: https://revistas.usp.br/literartes/issue/view/12722/2747
- REPRESENTAÇÕES DA TRADIÇÃO E DA CULTURA POPULAR NO TEATRO PARA CRIANÇAS DE PLÍNIO MARCOS (publicado na Revista Crioula)
Autor: Sergio Manoel Rodrigues ( Pós-doutorando do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP. Integrante do Grupo de Estudos Cena Teatral) Leia na íntegra: https://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/170463/162295