Este grupo de estudos é uma linha do Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens III (CNPq/USP), liderado pela Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha.
______________________________________________________________
“O teatro é a capacidade dos seres humanos de se observarem a si mesmos em ação. Os humanos são capazes de se ver no ato de ver, capazes de pensar as suas emoções e de se emocionar com seus pensamentos. Podem se ver aqui e se imaginar adiante, podem se ver como são agora e de se imaginar como serão amanhã” (BOAL, 2011, p. XIV).
O grupo de estudos ”Cena Teatral” busca aprofundar as reflexões sobre a arte teatral no âmbito dos estudos comparados, abrindo espaço para investigações tanto sobre seus aspectos formais (linguagens, recursos, métodos de encenação, etc.), quanto sobre suas relações dialógicas com artes, meios e contextos, bem como sobre seu desenvolvimento histórico e social. Objetiva-se ampliar o escopo teórico, as discussões críticas e as interações práticas com a arte teatral, sobretudo na área de estudos voltados para crianças e jovens, em que há poucas reflexões voltadas a essas discussões.
Assim, o grupo abrange pesquisas e produção de conhecimento sobre o teatro que, como expressão da Cultura é, sobretudo, uma arte de diálogos e traz consigo, desde os primórdios, a função de colaborar para a formação de um olhar crítico e criativo sobre o mundo que nos cerca, permitindo explorar o conhecimento em diversas dimensões e aflorando a criticidade por uma via lúdica e empática. O teatro é uma ferramenta essencial para o conhecimento pessoal e social num mundo em constante mudança.
- Tema do 1º Ciclo de Estudos: As máscaras no teatro contemporâneo (século XX - XXI)
Data/Periodicidade dos encontros do grupo:
Encontros online 1 vez por mês - às segundas-feiras (das 16h às 18h)
Público-alvo:
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, pesquisadores, professores, artistas e demais interessados nas artes cênicas, por meio de inscrição prévia.
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/VNx4vz93LUu4CKBG9